Quantos leram?


sexta-feira, 6 de junho de 2008

Portugal...ou Ronaldo?

É já amanhã a abertura do Europeu. Admito que estou bastante entusiasmado, como espero ser geral o entusiasmo. Naturalmente, só tenho uma coisa na cabeça: a vitória portuguesa. Pouco me importa o treinador e as suas escolhas, mas quando chega a esta altura apoio sempre a selecção de todos nós, esteja lá quem estiver.

Toda a gente sabe, embora não queira admitir, que no último europeu a Grécia mereceu ganhar. Porque fez aquilo que Portugal não fez, jogou em equipa! O mesmo aconteceu com a Itália no último mundial, mesmo não tendo os melhores jogadores a nível individual, chegou lá por mérito próprio.

Nós temos jogadores acima da média, é verdade, Ronaldo, Simão, Deco, Nani, Bosingwa, R. Carvalho, Bruno Alves, Pepe, P. Ferreira, J. Moutinho, enfim, todos aqueles que por aí suspiram, mas não temos aquilo que realmente importa numa competição destas, que é organização colectiva. Digam que têm um grande grupo, que se adoram, que são uma família, chamem-lhes até família Scolari, mas aquilo que vejo é cada um a jogar por si.

Numa outra nota, eu gostava de dizer que é bastante irónico estas campanhas ridiculas da tvi e da sic em torno da selecção, que "pretendem" ajudar a equipa, torná-la mais forte e confiante, só que não percebem que tudo isto prejudica. Ou talvez percebam, mas as audiências contam mais. De cada imagem que mostram dos treinos, vejo o Ronaldo com a bola, o Ronaldo sem bola, o Ronaldo a ficar zangado por ter falhado (algo que, note-se, foi sublinhado pela tvi como sendo caracteristico do jogador...só ele fica assim depois de perder bolas, todos os outros pulam de alegria!), o Ronaldo a mastigar uma pastilha, o Ronaldo mexendo no nariz, o Ronaldo a ler...não, isto não se vê...mas seja como for, aquilo que antes chamavamos de "equipa das quinas" vai ser chamada agora de "equipa Ronaldo". Oh pah, o rapaz é bom, talvez o melhor do mundo, mas acham que ele contra 11 consegue fazer alguma coisa?
Também, se não é a imprensa desportiva é a cor-de-rosa, agora que todos conhecemos a Nereida e as suas "amigas", também passamos a conhecer o padrasto do Ronaldo...ou era da Nereida?

Ainda têm a lata de chamar "tubarões" àqueles espanhóis que por aí andam? Mas então, o que podemos chamar à pressão da imprensa portuguesa? Que será pior, a indecisão de ficar no United ou ir para o Real, ou sentir que tudo depende de nós na selecção?

Mas também não custa esperar, e eu só espero estar enganado. Porque acreditem, se amanhã eles provarem que eu estou grandemente equivocado, nada me dará mais satisfação do que isso...ou espera, os comunicados da SAD portista trazem-me mais satisfação. É verdade.
Como sei que todos os que poderão ler isto, já leram de uma maneira ou de outra o comunicado, vou só transcrever as minhas partes preferidas:

"1- Na sequência do que tem sido repetidamente denunciado pelo Presidente do Futebol Clube do Porto, o SLB pretende obter na secretaria, e longe dos palcos do jogo, aquilo que não conseguiu em campo e que constituiu mais um fracasso rotundo na sua deprimente história recente. Depois de ter anunciado com espavento ter reunido a melhor equipa dos últimos dez anos e assumido candidatura firme a todas as vitórias, o sr. Luis Filipe Vieira assistiu à espiral negativa da sua super-equipa, que se fixou no quarto lugar final, a mais de duas dezenas de pontos do campeão, e com o acesso vedado à UEFA Champions League;
2 – Esta é a verdade desportiva da Liga 2007/08. O sr. Luis Filipe Vieira não será capaz de a alterar ou branquear. Ainda menos quem lhe escreve discursos, sopra declarações ou alinhava entrevistas;


4 – Ao F.C. Porto compete unicamente continuar a ser melhor, no caso do SLB, muito melhor, que os seus adversários"